Historiador
"Indivíduo que estuda, pesquisa ou escreve sobre história"
Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é ser historiador?
Historiadores são profissionais que reúnem documentos e dados, situam os fatos em seu contexto, reconstroem, interpretam e analisam o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, idéias e costumes - que abrangem todos os aspectos da História.
Qual a formação necessária para ser historiador?
Para exercer o magistério no ensino fundamental e médio, é preciso ter bacharelado e licenciatura em história. Para o ensino universitário, a licenciatura não é necessária, mas quase sempre é preciso ter o grau de mestre ou doutor. Há programas de mestrado e doutorado em história que constituem excelente qualificação para prestadores de serviços de consultoria na área de produção cultural em geral.
Principais atividades de um historiador
Além de atuarem como professores do ensino fundamental, médio e superior, historiadores atuam na área de pesquisa e consultoria, dedicando-se a:
- levantar e analisar a bibliografia sobre o assunto em pauta;
- analisar e interpretar documentos originais como cartas, telegramas, diários, jornais, fotografias, gravações, objetos, arquivos;
- fazer o levantamento e organização de acervos;
- fazer entrevistas e organizar informações;
- escrever e publicar teses, artigos, livros, revistas e catálogos;
- elaborar projetos e levantar recursos;
- organizar exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos, empresas privadas;
- organizar seminários e ciclos de debates;
- assessorar empresas de turismo na elaboração de roteiros de viagens;
- assessorar escritores, roteiristas e autores de produções culturais na criação de seus projetos;
- atuar como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens, orientar figurino, decoração de interiores, e cenários externos de acordo com o estilo da época em que se desenvolve a trama.
Áreas de atuação e especialidade
- Ensino: lecionar no ensino fundamental, médio e superior.
- Consultoria: levantar e organizar informações para publicações, exposições e eventos em empresas, museus, editoras, produtoras de vídeo e CD-ROM ou emissoras de TV. Dar palestras e seminários.
- Pesquisa: investigar e analisar fatos históricos, consultando as mais diversas fontes (bibliotecas, entidades, pessoas etc.). Publicar teses (pela universidade) ou livros, quando o tema é de interesse geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário